Ciclo de Vivências da Trupi di Trapu Teatro de Bonecos (Porto Alegre, RS). Confira!

A Trupi di Trapu Teatro de Bonecos, de Porto Alegre – RS, apresenta seu primeiro ciclo de formação aberta ao público. Serão 3 workshops de vivências nas áreas de conhecimento que integram os espetáculos do grupo: bonecos e formas animadas, Contação de histórias e musicalidade. As atividades acontecem em três finais de semana e as inscrições são no formato contribuição consciente com mínimo de R$15,00 sugerido.

Confira abaixo os temas e ministrantes:

Workshop_ Vivência em teatro de bonecos e formas animadas

Dia 30/11/2019 – das 09h às 13h – Teatro de bonecos e formas animadas.
Ministrada pelos bonequeiros Beth Bado e Nelson Haas do grupo Bonecos da Montanha da cidade de Gramado. Bonecos da Montanha é uma dupla autodidata, criada pelo bonequeiro Nelson Haas em 1992 com o nome de Só Rindo. Apresentou-se em mais de 500 cidades no Brasil, Argentina, Peru, Bolívia, Uruguai, China, Taiwan, Inglaterra e França. Com sede na Serra Gaúcha, o grupo também dirigiu e coordenou o Ponto de Cultura Bonecos Canela de 2005 até 2012. Transitam por várias técnicas (luva, vara, marionete, bonecos-gigantes) sempre primando pela poética em suas montagens, que é caracterizada por esquetes autorais, fundamentadas na tríade “ator-boneco-público”. Por seu trabalho com a arte da animação e a comunidade, o grupo recebeu da Assembleia Legislativa Moção de reconhecimento e aplauso pela Comissão Gaúcha de Folclore do RS em 2012.

Workshop contação
Dia 07/12/2019 – das 13h às 17h – Expressão corporal na contação de histórias.
Ministrada por Anderson Gonçalves. Anderson é um pedagogo de formação, com atuação em sala de aula por aproximadamente sete anos, principalmente com educação infantil. Sempre flertou com o teatro tendo participado como aluno, da escola de formação de atuadores do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz. A estreia no teatro de bonecos foi com atuação e produção no Programa infantil Pandorga, da TVE-RS. Em 2008, funda o grupo Trupi di Trapu, investigando a arte de bonecos, formas animadas e contação de histórias. Desde 2015 vem se aprimorando no processo de consciência corporal do contador de histórias com foco na importância do gesto na transmissão de uma ideia ou conceito. Já atuou em países como Uruguai, Argentina, Peru e Colômbia, recebeu prêmios em festivais no Rio Grande do Sul e recentemente recebeu indicação como melhor ator no Festival Nacional de teatro do Piauí, no qual Bandele, espetáculo em que atua recebeu a graça de ser o melhor espetáculo infantil.

Workshop_ musica
Dia 15/12/2019 – das 09h às 13h – Oficina de inteligência rítmica.
Pela batuta do maestro Sérgio Nardes que respira e vive música há mais de vinte anos, entrelaçando aprendizagem e ensino de teoria e prática musical. Partindo do princípio que todo ser é musical por natureza, desmistificando tabus sobre cantar e tocar instrumentos. ” Iniciei em 2010 junto com a violinista Grace Nardes uma pesquisa sobre métodos de ensino de rítmo, enquanto em paralelo montamos diversas oficinas de iniciação rítmica – ministramos, entre 2011 e 2013, dois semestres no Colégio de Aplicação, 1 semestre na Casa da Música e ainda 2 outros na Extensão da Ulbra Canoas – onde tanto aprofundamos o entendimento das dificuldades de ensino quanto testamos junto aos alunos diversas técnicas e abordagens dos conteúdos, sobretudo os de ordem métrica. Também como parte da pesquisa criamos um grupo de estudos para o ensino de instrumento e canto envolvendo ao todo 25 alunos e que durou por volta de 3 anos, onde também investigamos diversos aspectos do processo de formação rítmica do aluno de música, tanto instrumental quanto vocal. Instalamos ainda uma formação continuada em forma de uma pequena graduação em música com aulas semanais, onde junto com mais outros 3 professores assistentes lecionamos instrumentos de arco, leitura rítmica e solfejo cantado, técnica vocal, além de harmonia funcional e uma prática de coro e orquestra com todos os alunos nos últimos períodos, e que funcionou entre 2015 e 2016″.

As inscrições são exclusivamente pelo e-mail: trupi.producao@gmail.com
Dúvidas ou informações: (51) 9 9181.4347
VAGAS LIMITADAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s