Dissertações (Masters) e Teses (Doutorado)

Ver PáginaDissertações (Masters) e Teses (Doutorado) cujo tema da pesquisa versa sobre Teatro de Animação no Brasil

A

Acioli, Conceição. Quando Pirilampos Desafiam Faróis: um estudo sobre a atualidade das tradições brasileiras do teatro de bonecos [When Fireflies Defy Lighthouses: A Study of Current Brazilian Puppetry Traditions]. Dissertação de Mestrado [Master’s Dissertation]. Universidade de São Paulo – USP, 2001.

Albuquerque, Fernando. De Títeres e de Humanos – Sobre o Teatro de Marionetes e o Controle do Corpo. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. 2004.

Alcure, Adriana Schneider. A Zona da Mata é rica de cana e brincadeira: uma etnografia do Mamulengo [The Zona da Mata is Rich in Sugarcane and Jokes/Fun and Games: An Ethnography of Mamulengo]. Tese de Doutorado [Doctoral Thesis]. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2007.

Alcure, Adriana Schneider. Mamulengos dos mestres Zé Lopes e Zé de Vina: etnografia e estudo de personagens [Mamulengos Masters Zé Lopes and Zé de Vina: Ethnography and Study of Characters]. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, 2001.

Amaral, Ana Maria. Teatro de Bonecos em São Paulo [Puppet Theatre in São Paulo]. 1983. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – USP, 1983.

Amaral, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas [Theatre of Animated Forms]. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo – USP, 1989.

Amaral, Ana Maria. Da figura à Forma. Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo – USP. 1994.

Amaral, M. A. F. O papel do teatro de bonecos na construção do conhecimento. Dissertação (Mestrado). PUC – Rio de Janeiro, 2008.

Andrade, Raquel Mutzenberg. (D)obras da pele: Processo maiêutica e a presença do corpo do ator no teatro de animação contemporâneo. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. 2017.

Anzolin, Osvaldo Antônio. O objeto antropomórfico em cena: a experiência com o Grupo Atrás do Grito de Teatro. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2007.

Arruda, Kátia de. Trânsitos entre a Linguagem do Cinema e a Linguagem do Teatro de Animação. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2010.

Balardim Paulo Cesar. A Estética Metaficional do Teatro de Animação Gaúcho Contemporâneo. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2008.

B

Balardim, Paulo César. Desdobramentos do ator, do objeto e do espaço. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. 2013.

Beltrame, Valmor. Teatro de Bonecos no Boi-de-Mamão: Festa e Drama dos Homens no Litoral de Santa Catarina [Puppet Theatre in the Boi-de-Mamão: Fiesta and Drama of the Men in Santa Catarina Litoral]. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – USP, 1995.

Beltrame, Valmor. Animar o inanimado; formação profissional no teatro de animação. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo – USP, 2001.

Bena, Barbara Duarte. Mulheres Mamulengueiras: um estudo de caso em Glória do Goitá-PE. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília – UNB, 2017.

BENATTI, Barbara D. Mulheres Mamulengueiras – um Estudo de Caso em Glória do Goitá (PE). 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

Borralho, Tácito Freire. O Teatro do Boi do Maranhão: brincadeira, ritual, enredos, gestos e movimentos [The Theatre of the Boi (Ox) of Maranhão: Play, Ritual, Plotlines, Gestures and Movements]. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo – USP, 2012.

Borralho, Tácito. O boneco – do imaginário popular maranhense ao teatro: uma análise de “O Cavaleiro do destino.” Dissertação (Mestrado) Universidade de São Paulo – USP, 2000.

BRASIL, Ana Paula. Truques e traquitanas: a Mágica no Rio de Janeiro, um carnaval de luzes e formas animadas. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, 2019.

Brochado, Izabela Costa. Distrito Federal: o mamulengo que mora nas cidades 1990-2001 [Federal District: Mamulengo Living in Cities 1990-2001]. Dissertação (Mestrado) Universidade de Brasília – UNB, 2001.

Brochado, Izabela Costa. Mamulengo Puppet Theatre in the Socio-Cultural Context of Twentieth-Century Brazil. PhD Thesis. Samuel Beckett School of Drama, Trinity College Dublin 2005. (In English).

Bueno, Yara Marina Baungarten. Imagens Marionetáveis – O Boneco nos Cruzamentos da Arte e da Comunicação. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul – PUC-RS, 2014.

C

Câmara, Vanessa Oliveira Fernandes. Teatro de Bonecos Como Ferramenta de Sensibilização Ambiental em Unidades de Conservação. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Paraíba – UFP, 2016.

Canela, Ricardo Elias Ieker. A construção da personagem no João Redondo de Chico Daniel. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, 2004.

Cárdenas, ÁNGEL, Carlos Francisco. A Política de Objetos e Sujeitos: uma etnografia com um coletivo de titiriteiros e palhaços de Bogotá. Dissertação (Mestrado). Universidade federal de Santa Catarina – UFSC, 2011.

Carvalho, Luciana Coin de. O Bumba meu boi do grupo Danças Brasileiras Gracinha: uma experiência de arte-educação com crianças e jovens. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2012.

Castro, Kely Elias de. O ator no teatro de animação contemporâneo: trajetórias rumo à criação da cena. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – USP, 2009.

Castro, Kely Elias de. Trinta anos à beira do abismo: O Grupo Sobrevento, do virtuosismo da animação de bonecos ao objeto puro. Tese (Doutorado). Universidade estadual Paulista – UNESP, 2018.

Cavalcante, Caroline Maria Holanda. A interpretação com o objeto: reflexões sobre o trabalho do ator. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2008.

Cianotto, Fabio. Pia Fraus: o processo de criação do espetáculo “100 Shakespeare” e suas contribuições para instrumentalização do ator/manipulador. Dissertação (Mestrado) Instituto de Artes da Universidade de Campinas – UNICAMP, 2011.

Cintra, Wagner. O Circo da morte – A espeficidade do jogo entre o humano e inanimado no teatro de Tadeusz Kantor. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – USP, 2003.

Cintra, Wagner. No limiar do desconhecido – Reflexões sobre o objeto no teatro de Tadeusz Kantor. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo – USP, 2008.

Coelho, Marcelle Teixeira. O corpo no teatro de animação: contribuição somática na formação do ator. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2011.

Cordeiro, Sandra Maria Barbosa. São Belebreu: um boneco santificado num festejo carnavalesco. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília – UNB, 2016.

CORREIA, Anibal José PachaPequenas histórias para pequenos grandes mundos de uma meninagem arteira. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

Costa, Felisberto Sabino da. A Poética do Ser e Não Ser – Procedimentos Dramatúrgicos no Teatro de Animação. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo – USP, 2001.

Cordeiro, Iara Regina Demétrio Sydesntricker. Sobre criar e contar histórias seriadas para TV e animação. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2010.

Cruz, Adriana Maria dos Santos. Sobrevoos e pousos sobre a dramaturgia do Nn Bust Teatro com Bonecos. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Pará – UFPA, 2016.

Cruz, Ana Paula Almeida da. Títeres: entre a magia e a mercadoria. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná – UFPR, 2006.

D

D’ávila, Flávia. O teatro de objetos, um olhar singular sobre o cotidiano. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2013.

D’ávila, Flávia. O teatro visual de Philippe Genty. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista – Unesp, 2018.

Descaves, Bruno Jatobá. Da marionete a fio ao objeto performático: o objeto como intercessor. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2016.

Dutra, Patrícia. Trajetórias de Criação do Mamulengo do Professor Benedito em Chão de Estrelas e Mais Além – ato, ritual arte e cultura popular. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 1998.

F

FAGUNDES, Tuany. Sombras de Amoras – Memorial Artístico do Processo Criativo de “Julia e Carla, Carla e Julia – uma breve história de amor em teatro lambe-lambe”. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Uberlândia – UFU, 2020. 

FEITOSA, Antonio Lucas Cordeiro. Bairro Brincante: sociedades constitutivas de um bairro de Juazeiro do Norte – CE. 2020. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Ceará – UFCE. Fortaleza , CE.

Ferraiuoli, Adriano de Almeida. A ludicidade e a expressão criativa: o teatro de bonecos na construção de experiências estéticas na Educação básica. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF, 2011.

Figueiredo, Taicy de Ávila. Brincar, Interagir, Expressar e Comunicar – Um Estudo a Partir do Teatro de Bonecos na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília – UNB, 2009.

Fonseca, Neyde Solange Garcia Fonseca. O ensino de teatro de animação: contribuições para construção de novos saberes e fazeres acerca da cultura de ensinar e aprender teatro Tese (Doutorado). Universidade do Minho – UMINHO, Portugal, 2015.

Ferreira, Reginaldo Maurício. Reflexões sobre o Teatro de Bonecos na educação: Experimentações em Escola Média Pública. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2016.

Ferreira, Gustavo Henrique Lima. O Sangyo em Dolls – Um Encontro do Bunraku com Takeshi Kitano. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, 2013.

Freitas Filho, Welerson. Sob a sombra do ator: formação e treinamento do ator no teatro de sombras. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia – UFU, 2018.

G

Garcia, Airton Dupin. A tessitura imagética na dramaturgia do teatro de objetos: uma abordagem acerca da imaginação e da memória. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – USP, 2019.

Gomes, Daniela Rosante. O teatro de guinhol de Federico García Lorca. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Uberlândia – UFU, 2010.

Gorgati, Roberto Douglas Queiroz. Arquiteturas do Contato: desvios do corpo e do objeto no teatro de animação. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2013.

Gorgati, Roberto Souza de Queiroz. Teatro de Bonecos: substituição, dissolução e memória em mapas de verbos e objetos. Tese (Doutorado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2019.

Graeff, Isabela de Oliveira. Corpo’s em cena (no teatro de animação): poética do movimento. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2011.

Guedes, Ana Paula Brasil de Matos. Entre praças e teatros: formas animadas na cidade do Rio de Janeiro oitocentista. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, 2011.

Guedes, Ana Paula Brasil de Matos. Truques e traquitanas: a Mágica no Rio de Janeiro, um carnaval de luzes e formas animadas. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, 2019.

I

Irlandini, Isabella Azevedo. A voz no teatro de animação: artificialidade e síntese vocal. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2013.

J

Júlio, Larissa Miranda. Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum [Dramaturgy in Motion: Poetic Trends in Animation Theatre of the Groups Giramundo and Catibrum]. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2011.

Júnior, Alan Carlos monteiro. O entre do carvão ao Corpo–em Arte do Ator-Brincante. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, 2011.

L

Lima, Marcondes. A arte do brincante no mamulengo e no bumba-meu-boi [The Art of the Brincante (Players) in Mamulengo and Bumba-meu-boi]. Dissertação (Mestrado em Teatro). Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2003.

Lyra, Yarasarrath Alvim Pires do Carmo. Protocolo Lunar: processos criativos para a cena do teatro de animação na perspectiva de quem constrói e anima. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2014.

M

Macieira, Cássia. Sombras Projetadas: As Primeiras Imagens em Movimento. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 2001.

MADEIRA; Maria. (Maria de Lourdes Reis Madeira). O Teatro de Animação na Cena Expandida: o boneco em suas relações e variantes na cena teatral e na arte contemporânea. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2019. 

Maia, Urânia. Contando Histórias, O Caminho do Teatro de Bonecos em Salvador. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2002.

Machado, Ananda. O Encontro do Teatro de Bonecos com Narrativas Orais Guarani. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO – 2008.

Machado, Vinicius Torres. A Máscara no Teatro Moderno: do avesso da Tradição à Contemporaneidade. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – USP, 2009.

Machelon, Emile. A Abordagem Cultural na Prática pedagógica: análise de uma experiência com o teatro de bonecos em escolas públicas. Campinas – SP – Década de 2000. Dissertação (Mestrado) – UNICAMP, 2006.

Maciel, Aline. SHAKESPEAREAN PUPPETS: Dramatic and human bodies manipulated. Dissertação (Mestrado). Universidade federal de Santa Catarina – UFSC, 2010.

Macêdo, Zildalte Ramos de. Show de Mamulengos” de Heraldo Lins – Construções e Transformações de um Espetáculo na Cultura Popular. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRG, 2014.

Madeira, Maria. O TEATRO DE ANIMAÇÃO NA CENA EXPANDIDA: O boneco em suas relações e variantes na cena teatral e na arte contemporânea. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2019.

Medeiros, Fábio Henrique Nunes. Fronteiras Invisíveis e Territórios Movediços. Entre o Teatro de Animação Contemporâneo e as Artes Visuais: A Voz do Pincel de Álvaro Apocalypse. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2009.

Medeiros, Fábio Henrique Nunes.  A arte da animação: Intercruzamentos entre o Teatro de Formas Animadas e o Cinema de Animação. Tese (Doutorado) Universidade de São Paulo – USP, 2014.

Mendes, Marcelo Silva. Teatro de bonecos como dispositivo pedagógico: uma experiência de alteridade com estudantes do ensino regular. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2018.

Mendonça, Angie. A oficina e a sala de ensaio. Discussões sobre a Criação Compartilhada no Teatro de Animação. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, 2013.

Mendonça, Nayara Silva. O Teatro de Objetos na Comunidade Escolar. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia – UFU, 2014.

MENDONÇA, Tânia Gomes. Entre os fios da História – uma perspectiva do teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966). Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo (USP), 2020. 

Miachon, Emile. A Abordagem Cultural na Prática Pedagógica – Análise de uma Experiência com o Teatro de Bonecos em Escolas Públicas. Campinas – SP – Década de 2000. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2006.

Moraes, Ana Carla Machado de. O Ser Animado: análise da animação de objetos com referência nas ações básicas de esforço de Rudolf Laban. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Uberlândia – UFU, 2011.

Moretti. Maria de Fátima de Souza. Encanto o objeto em Kantor. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2003.

Moretti. Maria de Fátima de Souza. A teatralidade do objeto na cena contemporânea. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2011.
Nascimento, Emerson Cardoso. A (Re)descoberta da Sombra: experiência realizada com educadores na cidade de Imbituba. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2011.

N

NASCIMENTO, Paulo Ricardo Silva do. Casarão do Boneco: experiência de um corpo relacional em um território existencial. Dissertação (Mestrado).  Universidade Federal do Pará – UFPA. Belém, 2018. 

O

Olivan, Liliana. O grotesco no teatro de bonecos. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – USP, 1997.

Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais. Dissertação (Mestrado). O teatro de Bonecos na Alfabetização de Pessoas Adultas da Zona Rural: Um Estudo de Caso na Comunidade de Nossa Senhora das Candeias / Feira de Santana. Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2001.

Oliveira, Eduardo de Andrade. PuPET Bonecos de PET e outros materiais descartados. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade católica – PUC – Rio de janeiro, 2007.

Oliveira, Eduardo de Andrade. Plano Bonecos – Modos de Fazer, Modos de Brincar e Modos de Pensar. Metodologia participativa dentro de um grupo com diversidade intelectual. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC, 2018.

Oliveira, Fabiana Lazzari de. Alumbramentos de um Corpo em Sombras: o Ator da Companhia Teatro Lumbra de Animação. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2011.

Oliveira, Fabiana Lazzari de. Da prática pedagógica à atuação no Teatro de Sombras: um caminho na busca do Corpo-Sombra. Tese (Doutorado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2018.

Oliveira, Francisco Guilherme Júnior. A Materialidade no Teatro de Animação. Dissertação. (Mestrado). Universidade de Brasília – UNB, 2009.

Oliveira, Luciano Flávio de. Representações culturais no Giramundo Teatro de Bonecos: um olhar de brincante sobre os textos, personagens e trilhas sonoras de “Um Baú de Fundo Fundo, Cobra Norato e Os Orixás”. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2010.

Oliveira, Luciano Flávio de. O objeto flutuante na estética e na poética teatral nas produções de Eid Ribeiro junto ao Armatrux. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2016.

Oliveira, Roberto. A imagem poética que fundamenta a cena do grupo XPTO de Teatro. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2013.

Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia. Dissertação (Mestrado). Contando estórias, fazendo história – os caminhos do teatro de bonecos em Salvador. Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2002.

P

Pacha, Aníbal. O Objeto Manipulado no Ensino do Teatro de Animação na Etdufpa. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará – UFPA, 2016.

Parente, José Oliveira. Preparação corporal do ator para o teatro de animação. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – USP. 2007.

Parente, José Oliveira. A Vida Nos Traz Presentes Inesperados – Contribuições do objeto em processos formativos e na encenação teatral. Tese (Doutorado) Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2019.

Pereira, Gabriel Couto. Dramaturgia do agora – Mamulengo e mobilização social no teatro de Fernando Limoeiro. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 2018.

Pereira, Maria das Graças Cavalcanti. Dadi e o Teatro de Bonecos: memória, brinquedo e brincadeira. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRGN, 2010.

Pereira, Dalmir Rogério. As dimensões do traje de cena no Giramundo e no Royal de Luxe. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo – USP, 2017.

Pereira, Dulcimar. A arte do teatro de bonecos como disparadora de encontros na constituição dos currículos afetos na escola. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, 2013.

Piragibe, Mario Ferreira. Manipulações: entendimentos e usos da presença e da subjetividade do ator em práticas contemporâneas de Teatro de Animação no Brasil. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, 2011.

Piragibe, Mario Ferreira. Papel, Tinta, Madeira, Tecido. Um estudo da conjugação de aspectos dramatúrgicos e espetaculares no teatro contemporâneo de animação: a experiência da Companhia Pequod. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, 2007.

R

Reis, Anna Cecília de Alencar. Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo – USP, 2019.

Ribeiro, Kaise Helena Teixeira. A Dialogicidade no Mamulengo Riso do Povo: Interações Construtivas da Performance. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília – UNB, 2010.

Ribeiro, Liana Boeing. Elefante colorido, que cor? Entre Benjamin e Peris, um encontro com a criança e o Teatro de Animação. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2016.

RIGO, Natália. Teatro de Animação em Língua de Sinais (TALS): possibilidades de tradução-animação de bonecos em Libras. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2020. 

Rossin, Elisa de Almeida. O campo poético das máscaras: atravessamentos atemporais ensaiados na pele e na forma. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo – USP, 2019.

Rossin, Elisa de Almeida. A criação de máscaras: o desdobramento das formas em cena. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – USP, 2013.

Rosa, Lina (Org.). Bonecos do Mundo pelo Brasil. Recife: Sesi, sd.

S

Saldanha, Marcelo Ramos. Teatro da encarnação: contribuições do teatro de animação para a Teologia da Missão. Dissertação (Mestrado) Escola Superior de Teologia – EST, 2012.

Santin, Marcos José. Promovendo experiências com sombras no contexto da educação integral. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2016.

SANTOS, Adriana Maria Cruz dosInvenções de um corpo na prática teatral de atores com bonecos. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 2019.  

SANTOS, Adriana Maria Cruz dosSobrevoos e pousos sobre a dramaturgia do In Bust Teatro com Bonecos. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes – Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

Saturnino, Andrea Caruso. Ligeiro deslocamento do real – a relação do ator com o objeto na cena contemporânea. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo – USP, 2013.

Silva, Diva Luiz da. O processo criativo com bonecos de luva: magia, mimetismo, ludicidade, poesia e símbolo. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia, 2013.

Silva Filho, José Acioli da. A LEI 11.645/2008 e seus reflexos na educação étnico-racial: uma proposta dialógica através do Teatro de Animação. Tese (Doutorado). Universidad Autónoma de Asunción – UAA, Paraguai, 2017.

Silva Filho, José Acioli da. O Teatro de Animação – Linguagem Artística e Pedagógica – Numa Abordagem Complexa e Multirreferencial. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Alagoas – UFAL, 2010.

SILVA, Leandro Alves da. Teatro de Animação e Tecnologias: um olhar a partir da Interface sobre o trabalho de algumas companhias do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2019. 

Silva, Pedro Luiz Cobra. O Teatro Lambe-Lambe – Sua História e Poesia do Pequeno. Dissertação (Mestrado). Université Charles de Gaulle – Lille III, 2017.

Silva, Karen Roberta Soares da. Geografar, Alfabetizar com Fantoches, É só Começar! Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2011.

Silva, Leandro Alves da.  Interfaces: Reflexão sobre a presença das tecnologias no Teatro de Animação a partir da análise do Processo criativo de algumas companhias do Rio grande do Sul. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2019.

SILVA, Marco Antonio Duarte. Saci ou Exú? Investigação de estética negro-brasileira no teatro de sombras por meio do mito do Saci-Pererê. (2021. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. 

Silva, Sílvia Sueli Santos da. O boi e a máscara: imaginário, contemporaneidade e espetacularidade nas brincadeiras de boi de São Caetano de Odivelas – Pará. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia. 2011.

Silveira, Sonia Maria. O teatro de bonecos como prática educativa.  Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 1997.

Smetak, Uibitu. A trilha sonora no teatro de animação: o espetáculo “O Pássaro do Sol” o Grupo A Roda de Teatro de Bonecos. Dissertação (Mestrado) UFBA. 2013.

Sobrinho, José Teotônio. O ator no teatro de imagens. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo – USP, 2004.

Souza, Alex de. Só mas bem acompanhado: atuação solo e animação de bonecos à vista do público. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2011.

SOUZA, Alex de. Entre mim, você e o objeto: relações em cena no teatro de objetos. Tese (Doutorado). Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2019. 

Souza, Marco André Vinhas de. Corpo e comunicação: o kuruma Ningyo e a co-emergência do movimento através da imobilidade. Dissertação (Mestrado). – Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP, 2003.

T

Trigo, Isa. No pulso do ator: treinamento e criação de máscaras na Bahia. Tese (Doutorado) Universidade Federal da Bahia – UFBA,2005.

Trigo. Isa. O poder da máscara: uma experiência de treinamento do ator. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia – UFBA, 1998.

TOLENTINO, Thaís Aparecida Domenes. A dialética em ação no teatro do Centro Popular de Cultura – CPC: Mediações entre Arte e Sociedade 1961-1964, Dissertação (Mestrado).  Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2015. 

V

VELEZ, Cecilia Patrícia Retamoza. Pedagogia com Máscara Neutra e Máscara Expressiva: uma abordagem corporal através da Educação Somática. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia – UFBA. Salvador, 2016.

Vellozo, Rossana Perdomini Della Costa. O teatro de formas animadas na formação de professores: uma proposta pedagógica a partir da Über-marionnette. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2018.

Viana, Joana Vieira. Teatro de Animação em sala de aula: Experiências no Ensino Superior e Fundamental 1. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, 2016.

Vieira, Miguel Vellinho. Título: Ilo Krugli e a construção de um novo espaço poético para o teatro infantil feito no país. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, 2008.

VELLINHO, Miguel. A Reemergência da figura humana no Teatro de Formas Animadas contemporâneo: a experiência do Peh Quo Deux. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Rio de Janeiro: 2019. 

VIANA, Joana VieiraTeatro de animação em sala de aula: experiências no ensino superior e fundamental 1.  Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, 2016. Orientador: Prof. Dr. Sávio Araújo.