Livros sobre Teatro de Animação no Brasil

Livros sobre Teatro de Animação no Brasil

A

Apocalypse, Alvaro. Dramaturgia para a nova forma da marionette [Dramaturgy for a New Form of Puppet]. Belo Horizonte: Escola das Artes da Marionete/EAM- Giramundo, 2000.

Amaral, Ana Maria. O Teatro de Bonecos no Brasil e em São Paulo de 1940 a 1980 [The Puppet Theatre in Brazil and São Paulo in the 1940s to the 1980s]. São Paulo: COM-ARTE, 1994.

Amaral, Ana Maria. Teatro de Forma Animadas. 4ª. Edição São Paulo, EDUSP, 2011.

Amaral, Ana Maria. Teatro de Animação: da teoria à prática. 3ª. Edição. Cotia, S.P, Atelie Editorial, 2007.

Amaral, Ana Maria. O Ator e seus duplos: máscaras, bonecos, objetos. 2ª. Edição. São Paulo, Editora SENAC, 2004.

B

Balardim, Paulo. Relações de Vida e Morte no Teatro de Animação. Porto Alegre: Edição do Autor, 2004. .

Beltrame, Valmor (org.) Teatro de Bonecos: Distintos olhares sobre Teoria e Prática. Florianópolis: UDESC, 2008.

Beltrame, Valmor. (Org.). Teatro de Sombras: técnica e linguagem. Florianópolis: UDESC, 2005.

Beltrame, Valmor; ANDRADE, Milton de. (org.) Teatro de Máscaras. Florianópolis: UDESC, 2010. .

Bezerra Gomes, Jose. Teatro de João Redondo [Theatre of João Redondo]. Natal: Fundação José Augusto, 1975.

BEZERRA, Rodrigo Sávio de Andrade. Mestre Solon e o Mamulengo Invenção Brasileira. Carpina: Edição do autor, 2021.

Borba Filho, Hermilo. Apresentação do Bumba-meu-boi [Presentation of the Bumba-meu-boi]. Recife: Guararapes, 1982.

Borba Filho, Hermilo. Fisionomia e espirito do mamulengo [Appearance and Spirit of Mamulengo]. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.

Borralho, Tácito Freire. O Boneco, do imaginário popular maranhense ao Teatro: uma análise de “O Cavaleiro do Destino” [The Puppet, From Maranhão Popular Imagination to the Theatre: An Analysis of “The Knight of Destiny”]. São Luís: Secretaria de Estado da Cultura, 2005.

Borralho, Tácito Freire. Os elementos animados do Bumba meu boi do Maranhão. São Luís: EDUFMA, 2015.

Borralho, Tácito Freire; Braga, Ana Socorro Ramos; Pereira, Abel Lopes. Teatro de Animação – para a sala de aula e ação cultural. São Luís: EDUFMA, 2015.

BORRALHO, Tácito Freire (Org.) Teatro de Animação para sala de aula e ação cultural. São Luís, EDUFMA, 2020.

Britto Júnior, Guaracy (Org). Catalendas – uma história de bonecos na TV. Belém: Funtelpa, 2018.

Brondani, Joice Aglae; Leite, Vilma Campos; Telles, Narciso. (Org.). Teatro-Máscara-Ritual. Campinas: Alínea, 2012.

C

Coelho, Angela M. Escudeiro. Bonequeiro de Escada, perfil de Augusto Bonequeiro [Puppeteer of Escada, Profile of Augusto Bonequeiro]. Fortaleza: Editora IMEPH, 2007.

Câmara, Vanessa Oliveira Fernandes. Teatro de Bonecos Como Ferramenta de Sensibilização Ambiental em Unidades de Conservação. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Paraíba – UFP, 2016.

CORDEIRO, Sandra Maria Barbosa; CATÁGENES, Silvana Raposo. BORRALHO, Tácito Freire. Textos Escolhidos – para teatro de bonecos & atores e bonecos. São Luis, EDUFMA, 2020

Costa, Felisberto Sabino da. A poética do ser e não ser. São Paulo: Edusp, 2016.

D

Daly, Clorys. Espera feliz – O Circo de Marinetes Bem-Me-Quer e suas andanças. Jaraguá do Sul: Design ED. 2018.

Diógenes, Glória. Cenas de uma tecnologia social: Botando Boneco. (Experiências do SESI-CE com teatro de bonecos). São Paulo: Annablume, 2004.

F

FREIRE, Susanita. O fim de um símbolo. Theatro João Minhoca Companhia Authomática. Rio de Janeiro: Achiamê, 2000.

G

Girondo, Héctor López (Org.). N3 – Três Turmas Titereteiras. Reflexões e práticas sobre a mistura das linguagens do Teatro de Animação e da Commedia dell´Arte a partir da montagem do espetáculo “Sonho de uma Noite de Verão”. São Paulo: Ed. do Autor, 2009.

Giroux, Sakae M. Bunrku: um teatro de bonecos. São Paulo; Perspectiva, 1991.

GÓIS, Maria Helena. Teatrinho de fantoches. Rio de Janeiro: SIA- Serviço de Informação Agrícola, 1957. 

Gomes, Neide Rodrigues. Teatro de Bonecos: uma experiência mágica em educação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Folclore, 2007.

Gurgel, Deífilo. João Redondo – um teatro de bonecos do Nordeste [João Redondo – Puppet Theatre of the Northeast.]. Petrópolis: Vozes/UFRN, 1986.

J

JASIELLO, Franco. Mamulengo: o teatro mais antigo do mundo. Natal: A.S. Editores, 2003.

L

Ladeira, Idalina; Caldas, Sarah. Fantoche & CIA. São Paulo: Scipione, 1989.

LIMA, Jadiel – Gilberto Calungueiro: se esse Boneco falasse – 1ª edição  Fortaleza: Expresssão Gráfica e Editora – 2019.

K

Kusano, Darci. Y.. Os teatros bunraku e kabuki: uma visada barroca. São Paulo: Perspectiva, 1993.

M

Macêdo, Zildalte Ramos de. Show de Mamulengos” de Heraldo Lins – Construções e Transformações de um Espetáculo na Cultura Popular. Natal: Editora do IFRN, 2015.

Moura, Carlos Eugênio Marcondes de. O teatro que o povo cria: cordão de pássaros, cordão de bichos, pássaros juninos no Pará. Da dramaturgia ao espetáculo. Belém: Secult, 1997.

MACHADO, Maria Clara. Como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Editora Agir. 1970.

O

Oliveira, Luciano Flávio de. Eid Ribeiro e o Armatrux em processo: o objeto flutuante entre a poética e a estética teatral. São Carlos: Scienza, 2017.

Obry, Olga. O Teatro na Escola. São Paulo: Melhoramentos, 1950.

P

Perré, Reanto. O ator no Teatro de formas Animadas. Curitiba: Ed. do Autor, 1996.

Pimentel, Altimar de Alencar. O Mundo Mágico de João Redondo [The Magical World of João Redondo]. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura: Fundação National de Artes Cênicas, 1988.

Pinheiro, Dinah Ribas. Teatro de Bonecos Dadá – memória e resistência. Curitiba: Ed. do Autor, 2019.

Pereira, Maria das Graças Cavalcanti. Dadi e o teatro de Bonecos – memória brinquedo e brincadeira. Natal: Fundação José Augusto, 2011.

PEREIRA. Maria das Graças Cavalcanti; ASSUNÇÃO, Luiz. O Teatro de João Redondo e as ações de salvaguarda. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), 2020.

R

Rangel, Sonia. Protocolo Lunar – texto dramático para atores, bonecos e objetos. Salvador: Solisluna, 2015.

Ribas, Marcos Caetano. A Grandeza do Mundo em Pequenas Expressões – Grupo Contadores de Estórias, 40 anos. Paraty: Contest Produções Culturais e Espaço Cultural Paraty, 2011.

Rios, Rosana. Brincando com teatro de bonecos. São Paulo: Global, 1997.

S

Santos, Fernando Augusto Gonçalves. Mamulengo: um povo em forma de bonecos [Mamulengo: A People in the Form of Puppets]. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1979.

SIMÕES, Chico. Arte & Manha do Mamulengo. Brasília. Edição do Autor, 2020.

Sitchin, Henrique. A Possibilidade do novo no Teatro de Animação. São Paulo: Edição do autor, 2009.

Sitchin, Henrique. Teatro para Crianças: problemáticas e solucio-lunáticas. São Paulo: Truks, 2015.

Sitchin, Henrique. O papel do ator animador na cena teatral. São Paulo: Truks, 2010.

Souza, J. Galante de. O Teatro no Brasil [Theatre in Brazil]. Vol. 1. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura/INL, 1960.

Souza, Marco. O Kuruma Ningyo e o corpo no Teatro de Animação japonês. São Paulo: Annablume, 2005.

T

Tastaldi, Sérgio. Teatro feito à mão. Florianópolis: Studio Sérgio Tastaldi, 2017.

U

Usam, Dario; e Valério, Surley. Casa de Bonecos – 10 anos de Teatro da Cia. Articularte. São Paulo: Edição dos Autores, 2010.

V

Vieira, Sergio. Vida de Boneco [Puppet Life]. Curitiba: Imagemsul, 2006.