II ENCONTRO DE TEATRO POPULAR DE BONECOS – CAMPINAS – SP

De 04 a 08 de novembro em Campinas (SP)
O encontro terá presença de diversos brincantes bonequeiros do Brasil, brincando em várias apresentações no Centro, Joaquim Egídio e Sousas na cidade de Campinas. Presença especial do Mestre Sauba de Pernambuco, trazendo toda sua experiência de arte mamulenga.
A brincadeira de mamulengos é um ato poético, estamos diante de um espetáculo integral, onde o público se funde com os bonecos-atores, numa composição onde o tempo, o lugar e a ação se misturam, deixando solta a imaginação dos espectadores. Sebastian Marques
Programação (todas as atividades são gratuitas)
Participem…. Sua presença é importante. Divulguem!
QUARTA FEIRA 04/11/2009
Roda de Mamulengueiros, com todos os brincantes
Local: Largo do Rosário, Centro Horário: 18:00 h
Ritual de plantio de mulungum
Local: EE Francisco Barreto Leme – Joaquim Egídio
Horário: 14h
QUINTA FEIRA 05/11/2009
10 h – Bendito os Beneditos, com Inventor de Sonhos (Campinas, SP)
Local: Praça Dom Aguinelo Rossi (em frente à igreja São Roque e São Joaquim)
A peça reúne os personagens do mamulengo Dona Quitéria, João Redondo, Sargento Bitola e o Boizinho Brincadeira para narrar boas histórias com muita música, cirandas e brincadeiras. Criação, direção e interpretação, Sebastian Marques.
15:30 h A Fantástica História do Circo Tomara que Não Chova,
com Grupo Imaginário (São Paulo, SP)
Local: Praça Dom Aguinelo Rossi (em frente à igreja São Roque e São Joaquim) Horário: Marieta e Simão são contratados para montar um circo recém chegado à cidade de Mulungu Talhado. Marieta vai pedir as terras de seu Rufino Muquirana emprestadas para montar a tenda, mas este quer impor condições e Simão não aceita. Mas Rufino é apaixonado por Marieta e acaba cedendo aos apelos da mulher. Porém, surge o Diabo e propõe um acordo com Rufino para tirar Simão de cena. Rufino aceita e Simão é mandado para o inferno, o que exigirá mais esforço de Marieta para resgatá-lo. Concepção e cenografia, Sandro Roberto; direção, Grupo Imaginário; roteiro, Otávio Bastos; atores-bonequeiros, Sandro Roberto e Otávio Bastos.
20 h O Romance do Vaqueiro Benedito, com Chico Simões (Brasília , DF)
Local: Praça Beira Rio – Sousas
O espetáculo narra a saga de Benedito, Margarida e o boi Estrela da fazenda do Capitão João Redondo em direção à cidade grande. Grávida Margarida e Benedito terão que enfrentar a perseguição do Capitão, que fará de tudo, inclusive contar com a cobra grande e outros bichos. O espetáculo conta ainda com outros personagens típicos do mamulengo, além de muita música. Concepção e interpretação de Chico Simões.
SEXTA FEIRA 06/11/2009
10h Bendito os Beneditos, com Inventor de Sonhos (Campinas, SP)
Local: Praça Dom Aguinelo Rossi (em frente à igreja São Roque e São Joaquim) Horário: A peça reúne os personagens do mamulengo Dona Quitéria, João Redondo, Sargento Bitola e o Boizinho Brincadeira para narrar boas histórias com muita música, cirandas e brincadeiras. Criação, direção e interpretação, Sebastian Marques.
15:30 h As Pelejas de Benedito com o Boi Surubim na Fazenda do Coronel Libório, com Danilo Cavalcanti (Canhotinho, PE) Local: Praça Dom Aguinelo Rossi (em frente à igreja São Roque e São Joaquim)
Com vários tipos de bonecos, mão-luva, vareta ou escultura em madeira, mostra a saga do atrapalhado personagem ao assumir a gerência da fazenda durante viagem do rico e valentão Coronel Libório, que tem no Boi Surubim o seu favorito do rebanho. Com trilha sonora própria, o espetáculo tem ainda a desejada Rosinha Boca Mole; Padre Lara Lá, apaixonado por Rosinha; Cabo 70, meio frouxo, mas metido a valentão; e a Cobra, da parte da Coisa Ruim, que come a todos exceto Benedito e Coronel Libório. Concepção, direção e manipulação, Danilo Cavalcante.
17 h Exemplos de Bastião, com Walter Cedro, Grupo Mamulengo sem Fronteiras (Taguatinga, DF)
Local: Praça Beira Rio – Sousas
Baseado na literatura de cordel, o teatro de mamulengo, onde a música surge como elemento condutor, entrelaçando um curioso enredo, Exemplos de Bastião é um espetáculo que conta à história de um palhaço de folia de reis que se mete em grandes confusões com sua burrinha Curisco, com Padre Simão Sem Cuidado, Capitão João Redondo e até mesmo com Bichos do Além, sempre trabalhando com a comunicação direta e a participação voluntária do público, que é considerado como um elemento a mais no espetáculo, podendo interferir e até determinar novos rumos para a história. Cada apresentação é uma novidade, confirmando que com maestria e graça a arte é sempre uma grata surpresa, para adultos e crianças.
20 h Bendito os Beneditos, com Inventor de Sonhos (Campinas, SP) Local: Praça Beira Rio – Sousas
A peça reúne os personagens do mamulengo Dona Quitéria, João Redondo, Sargento Bitola e o Boizinho Brincadeira para narrar boas histórias com muita música, cirandas e brincadeiras. Criação, direção e interpretação, Sebastian Marques.
21 h Lançamento da Revista \’ Barraca de Mamulengos\’
Local: Associação Cultural Inventor de Sonhos – Teatro de Bonecos – Rua Valentim dos Santos Carvalho, 63 – Joaquim Egídio
Apresentação especial: Apresentação do espetáculo “Bonecrônicas”, Grupo Anima Sonho (Porto Alegre, RS) O grupo Anima Sonho foi fundado em março de 1984, pelos gêmeos Tiarajú e Ubiratan Carlos Gomes, na cidade de Porto Alegre, Brasil. Hoje o Anima Sonho apresenta a remontagem de Bonecrônicas com nova formação, mas seguindo as características e o estilo do trabalho desenvolvido em mais de vinte anos e que tem sido mostrado em muitos estados do Brasil, em países como Uruguai, Argentina, Venezuela, Portugal, Espanha, Itália e Japão. Pequenas esquetes e números musicais compõem o espetáculo, apresentados por bonecos de luva e de manipulação direta. Direção, confecção e textos de Ubiratan e Tiarajú Carlos Gomes; Manipulação de Ubiratan Carlos Gomes e Cacá Sena; iluminação e sonorização de Graziela Saraiva.
SÁBADO 07/11/2009
11 h Simão e o Boi Pintadinho, com Valdeck de Garanhuns (São Paulo, SP)
Local: Largo da Catedral – Praça Rui Barbosa – Centro
Simão é o braço direito do fazendeiro Coronel Vicente Pompeo, que vai fazer uma grande festa na fazenda. Mas chega o Americano e quer colocar um roqueiro bem fajuto, aliás, o que detona toda a confusão. A história tem ainda entre os personagens a cobra, que faz as coisas ruins; o Dr. Damião, o Padre, Dolores, Zé Caninha. A história é conduzida pelo mestre de cerimônia Furuntreca. Concepção, direção e manipulação, Valdeck Costa de Oliveira.
DOMINGO 08/11/2009
16 h Bendito os Beneditos, com Inventor de Sonhos (Campinas, SP)
Local: Associação Cultural Inventor de Sonhos – Teatro de Bonecos – Rua Valentim dos Santos Carvalho, 63 – Joaquim Egídio
Local: Praça Beira Rio – Sousas
A peça reúne os personagens do mamulengo Dona Quitéria, João Redondo, Sargento Bitola e o Boizinho Brincadeira para narrar boas histórias com muita música, cirandas e brincadeiras. Criação, direção e interpretação, Sebastian Marques.
Atividades de Formação
11h Oficina de Construir Sonhos, com Natasha Faria – Inventor de Sonhos, Campinas – SP Atividade exclusiva a CECOIA Local: CECOIA – Centro Comunitário Irmão André – Rua 15 de novembro, 75 – Sousas – (19) 32582257 Público alvo: alunos e professores da entidade (atividade interna) A proposta é a formação da cidadania a partir do conhecimento, vivência social e pedagógica de um contexto cultural que leve em conta a memória das culturas regionais. A oficina consiste na produção e manipulação de bonecos de mamulengos. O mamulengo é uma expressão da arte popular nordestina que guarda elementos das tradições do folclore ibérico, sendo remanescente dos espetáculos da “Commédia Dell Arte”. A expressão lúdica do mamulengo consiste em articular com as mãos como quem articula a própria vida.
Dedo de Prosa com o Mestre SAUBA Presença especial do mestre Sauba, com intervenções junto a outros mamulengos. Mestre das Esculturas como a casa de farinha, a casa de escravos, a casa de lampião e dos bonecos Abras do mestre Sauba.
Roda dos Saberes – “Futuro do mamulengo no século XXI” – realizado durante o encontro entre os mamulengueiros
Contato e entrevistas sobre o encontro: Ponto de Cultura Inventor de Sonhos Rua Valentim dos Santos Carvalho, 63 – Joaquim Egídio – Campinas – SP CEP: 13.108-004 – http://www.inventordesonhos.com.br
Sebastian Marques: (19) 32986841 ou (19) 92099681 sebastianmamulengos@gmail.com
Coordenação: Sebastian Marques
Produção: Reginaldo Menegazzo
Realização: Associação Cultural Inventor de Sonhos
Oficina: Natasha Faria
Assessoria de Imprensa: Reginaldo Menegazzo, Sebastian Marques e Natasha Faria Agenda de todas as ações disponível nos sites: http://www.producaocultural.com.br
http://www.inventordesonhos.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s